Pais vão para escola com os filhos e aprendem a usar tablets – 30/10/2014

O que era para ser uma simples reunião de pais se tornou uma atividade pedagógica, que contribuirá ainda mais para a integração de alunos, pais e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no bairro Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos.

A atividade aconteceu nesta quinta-feira (30), com participação de cerca de 600 pais de alunos. A ideia foi da diretora Mary Souza e proporcionou aos pais vivenciar um dia de aula, com os filhos e educadores, após a chegada do programa Escola Interativa à unidade.

Ao chegar para a reunião, os pais foram convidados a se colocarem no lugar dos filhos na sala de aulas. De posse de um tablet, cada um pode vivenciar uma aula de verdade e conhecer mais de perto como funciona o equipamento e seus programas pedagógicos. A ideia é que toda a comunidade escolar passe pela experiência até o próximo ano.

A EMEF Moacyr Benedito foi a quinta da rede municipal a ser beneficiada pelo programa, que une tecnologia e pedagogia para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. A escola tem 950 alunos.

Para a diretora Mary Souza, este tipo de atividade aproxima o pai e a escola, e incentiva que ele acompanhe cada vez mais de perto o desempenho de seu filho. “Pretendemos fazer esta atividade em todas as reuniões de pais até o próximo ano”, disse a diretora.

Para Vânia de Oliveira Lúcio, mãe de Giovanna, aluna do 5º ano da escola, a iniciativa vai ajudar os pais a participarem ainda mais da vida escolar dos filhos. “Eu estou aprendendo junto com ela no tablet.”

Angela de Fátima e Silva, mãe de Emanuel, também do 5º ano, disse que a iniciativa proporcionou aos pais conhecerem melhor o programa para poderem acompanhar os filhos em casa.

Para o secretário de Educação,  os recursos da Escola Interativa são de toda a família. “Nós queremos que a família aprenda junto.”

O programa Escola Interativa, que está sendo implantado de forma gradual em toda a rede municipal, vai beneficiar todas as 47 escolas do Ensino Fundamental até o final do próximo ano. Serão mais de 600 salas interativas em toda a rede municipal.

Em três meses de implantação, já são 14 escolas e mais de 11.500 estudantes contemplados pelo programa.