Escola Interativa chega à primeira escola de Educação Infantil – 26/09/2014

O programa Escola Interativa chegou neste sábado (27) à primeira unidade de Educação Infantil da rede municipal de São José dos Campos. A escolhida como modelo para a implantação do novo sistema de aprendizagem nesta faixa etária foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Jane Palumbo, no bairro Dom Pedro I, região sul da cidade.

O programa, uma inovação no aprendizado que une pedagogia e tecnologia, já é realidade nas escolas de Ensino Fundamental desde 26 de julho, quando a EMEF Mariana Teixeira Cornélio, no Jardim Telespark, região norte, foi contemplada com o sistema. Até agora, oito escolas foram beneficiadas com 116 salas interativas e 6.955 estudantes do 1º ao 9º ano estão utilizando a nova ferramenta.

Na Educação Infantil, serão 67 escolas beneficiadas, todas integrantes da rede direta da Prefeitura. Cada uma receberá uma sala equipada com servidor, lousa digital e projetor, batizada de ‘Sala de Leitura Interativa’, e 30 tablets para utilização dos estudantes dentro do ambiente escolar. Diferente do Ensino Fundamental, os alunos das escolas de Educação Infantil não levarão os tablets para casa.

Entre as atividades que poderão ser desenvolvidas pelos professores estão trabalhos relacionados à literatura infantil e à música, entre outros.

“Ficamos muito satisfeitos quando soubemos que nossa escola foi escolhida para ser a unidade modelo do programa na Educação Infantil. Essa ferramenta vai abrir as portas para um novo aprendizado. Aqui, os pais são muitos participativos, e tenho certeza que serão nossos parceiros”, disse Luciana Maria do Nascimento Rodrigues, diretora da EMEI Jane Palumbo, que atende a 787 crianças de 3 a 5 anos.

“Além de possibilitar o desenvolvimento de novas atividades, a Escola Interativa na Educação Infantil vai servir como um treinamento para quando estas crianças chegarem ao Ensino Fundamental”, disse o secretário Municipal de Educação.

Ensino Fundamental

O programa Escola Interativa, que está sendo implantado de forma gradual em toda a rede municipal, alcançou neste sábado a nona escola no Ensino Fundamental – a EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana, região norte. Na unidade, 1.049 estudantes do 1º ao 9º ano são beneficiados. A escola contará com 16 salas interativas, que começarão a ser utilizadas a partir desta segunda-feira (29).

Cada sala de aula será equipada com os seguintes recursos tecnológicos: servidor, notebook do professor, tablet do aluno, projetor interativo integrado com os demais equipamentos e conteúdo virtual obtido por meio de acesso à internet via wifi.

Os tablets de cada aluno são monitorados pelo professor em sala de aula e, sempre que necessário, podem ser bloqueados e inutilizados no caso de furto ou roubo do equipamento. O desbloqueio é possível somente por meio da Secretaria de Educação.

Antes da entrega dos tablets aos alunos, os pais participam de reuniões na escola para apresentação do programa, conhecimento das regras de utilização correta do equipamento e uso ético da internet.